segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Coordenadora Pedagógica, 2008 á 2011.




PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO CLARO ESTADO DE MATO GROSSO
ESCOLA MUNICIPAL “ JOÃO TREVISAN “ email: escolamunicipal_sjrc@hotmail.com
Criação: 14/92 Reconhecimento: 3277/92 Endereço: Av. Uruguai nº 1577 CEP: 78.435-000 Fone: (66) 3386 - 2462

PROJETO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

IVANETE SILVA PRAZERES

O trabalho do coordenador pedagógico é fundamental e complexo, uma vez que busca compreender a realidade escolar e seus desafios, construindo alternativas que se mostrem adequadas e satisfatórias para os participantes e envolvidos no contexto escolar.

Ivanete Silva dos Prazeres
Idade: 37 anos (17-10-1972)
Natural: Paraná
Nacionalidade: Brasileira
Estado Civil: Casada
Formação profissional
Magistério: 1997
Graduação em Pedagogia: 2004
Pós-Graduação em psicopedagogia com Ênfase em
Educação Especial: 2007
Experiência Profissional
Escola: Domingos Briante ­­– 1998 e 1999 (Professora)
Escola: Osmar pinheiro – 2000, no Município de Nova Maringá. (Professora)
Escolas Municipais de São José do Rio Claro, desde 2001 à 2007-(Professora)
Escola Municipal João Trevisan de 2008 a 2011, na Coordenação Pedagógica




Apresentação

‘’Confio nas pessoas – em sua capacidade de explorar e compreender a si mesmas e a seus problemas e em sua capacidade de solucionar esses problemas - em qualquer relação próxima, duradoura, em que eu possa prover um clima de calor e compreensão autênticos’’.

O projeto traz ações a ser efetuado em uma coordenação pedagógica da escola Municipal João Trevisan, no Município de São José do Rio Claro, um trabalho pedagógico que atua através de: resolução dos problemas instaurados, de prevenção de situações problemáticas previsíveis, de promoção de situações saudáveis do ponto de vista educativo e socioafetivo, e assim atuante de forma efetiva no desenvolvimento das crianças da comunidade escolar citada, segue os caminhos proposto para esta coordenação vigente.

Objetivos.
Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e professores, intervindo na aprendizagem buscando organizar e reorganizar meios de ensinar e aprender, pois ensinar é uma ação que exige permanente aprendizado e reflexão.
Ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores.
Manter sempre atualizada, buscando fontes de informação e refletindo sobre minha prática, estar sempre atenta ao cenário que esta a volta valorizando os profissionais da equipe e acompanhando os resultados.
Cooperar nas formações continuadas e orientações metodológicas do corpo docente, para que todos tenham êxitos em suas atuações.
Atuar com intervenções onde houver dificuldades, discente e docente, para que os trabalhos sejam elaborados sempre
Contribuir na formação intelectual dos alunos com mais eficácia, orientando aos professores a contribuir cada vez mais com a educação de nossos alunos, pois nós professores somos a alma da escola e os alunos se guiam na luz que espalhamos em seus caminhos.
Articular meios onde os professores possam juntamente com seus alunos desenvolver o gosto pelo saber, uma paixão pelo conhecimento e assim somar os saberes do dia-a-dia com os sistemáticos através da dialética num ambiente prazeroso.
Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos professores e alunos, na busca de articular meios para melhorar sempre o pedagógico educacional.
Justificativas
O saber do líder não deve se limitar ao conhecimento objetivo sobre o seu trabalho ou sobre técnicas motivacionais. Antes de mais nada, o líder deve saber de si.
Um plano de trabalho começa sempre pela vontade de querer fazer, é claro que grandes idéias levam um tempo mais parta ganhar vida, muitas vezes não é necessário nem sensato revelarmos as nossas grandes idéias, com tudo após darmos vida a elas se faz necessário multiplicarmos para que a torne conhecimento, sendo uma das funções explícitas de coordenador pedagógico pensar, articular ações pedagógicas que viabilizem a qualidade no desempenho do processo de ensino-aprendizagem, orientar a praticas do professor, estimulando-o a adotar estratégias metodológicas diversificadas de ensino que mobilizem a memória o raciocínio, além de outras competências cognitivas, potencializando a interação entre professor e aluno, com uma ampla gama de ações a serem alcançadas na busca de constatar a complexidade do processo ensino-aprendizagem, através de temas culturais, econômicos, sociais, políticas, relações grupais, características individuais, relações interpessoais de poder, metodologias, recursos físicos e matérias, assuntos que poderão ser desenvolvidos por meio dos integrantes escolares através de projetos. Ao planejar essa função me deparei na questão do planejar, determinar etapas para execução de minhas tarefas, e sei que o desejo de ser ótima nunca deve impedir de alcançar um lugar junto ao bom - pois acredito que algumas tarefas o bom é suficiente, mais o anseio pelo ótimo deve continuar.
Procedimento Metodológico

v Observação: registro das observações;
v Estudos – pesquisas;
v Análise dos dados de ensino – aprendizagem;
v Teorização;
v Éticos, metodológicos e pedagógicos;
v Bibliografias;
v ...




Com esses pressuposto é que pretendo embasar meu trabalho dentro de uma perspectiva de que todos são capazes tanto de ensinar, como aprender. Quando somos capazes de observar e interiorizar os resultados mesmos quando este ainda não aconteceu, então somos idealizadores de idéias e isso me faz crescer e buscar entender.. .
A aprendizagem se faz com dedicação, pois hoje só quem é capaz de amar pode se considerar um educador – um bom trabalho dentro da teoria Piagetiana onde a criança tem em cada fase um desenvolvimento prescrito é fundamental que saibamos até onde podemos ir com os nossos educandos, e os por quês ele não está adquirimos os conhecimentos indicados para sua fase,
A pedagogia afetiva adotada por nós educadores – onde o educar e o cuidar estão interligados há uma grande necessidade de estarmos interagidos com todas as ações desenvolvidas pela criança, na busca de entendermos e provocar o desenvolvimento da aprendizagem dela.
Num trabalho relevante de coordenação pedagógica, onde todos os olhares de desenvolvimento da aprendizagem estão voltados ao trabalho pedagógico de uma escola, o grande vínculo do coordenador é o conhecimento, ambos precisam estar sempre de mãos dadas.
Embasados em conhecimentos e experiências que deram certos e atrás de novas experiências deve ser a metodologia aplicada à vida do coordenador pedagógico; com leituras e estudos que sustentas a sua prática.




O que é um coordenador pedagógico?

Um professor que se dedica a aprender e logo após aprender outra vez se dedica a multiplicar...
.É um orientador das praticas do professor ao promover oportunidades de reflexão sobre as estratégias adotadas, redefinindo-as, em conjunto quando necessário. Ele também é um incentivador da aprendizagem permanente, da troca de experiências e do crescimento dos professores.
Para exercer esse papel, ele deve apresentar as competências de relacionamento interpessoal, bem como as de selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados, a fim de identificar corretamente as necessidades do corpo docente, além de tomar decisões e enfrentar situações-problema no seu cotidiano.
O Coordenador Pedagógico orienta o trabalho dos professores para que eles atuem de acordo com a proposta pedagógica da escola, desenvolvem planos de curso de qualidade, compreendam profundamente o processo ensino-aprendizagem e viabilizam o alcance das competências necessárias pelos alunos. Assim, ele promove o aperfeiçoamento e crescimento dos professores quando:
Orientar o trabalho dos trabalhos dos professores na elaboração, execução e avaliação dos planos de cursos/aulas, com foco na sua adequação à Proposta Pedagógica da escola e ao Currículo Escolar; Acompanha e avalia os resultados de atividades pedagógicas, em conjunto com os professores; Analisa o desempenho dos alunos com dificuldade de aprendizagem, redefinindo estratégias, junto com os professores;
Ø Recomenda mudanças na forma de ensinar do professor para fortalecer suas habilidades em sala de aula, estabelecendo uma relação se ajuda ao professor;
Ø Ajuda o professor a explorar as potencialidades didáticas dos projetos em relação aos objetivos de ensino;
Ø Conhece a função e os instrumentos de avaliação, envolvendo diagnósticos de desempenho de professores e de aprendizagem de alunos.
Ø Atua como um incentivador de auto-desenvolvimento dos professore, promovendo oportunidades sistemáticas de crescimento profissional, dentre elas, as reuniões de AC-Atividades Complementares. Para assegurar o alcance dos objetivos dessas reuniões, bem como torná-las um espaço de reflexão critica, coletiva e constante sobre a pratica de aula;
Ø Adequar a pratica da escola as abordagens metodológicas sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o processo de ensino-aprendizagem;
Ø Orienta os professores na seleção e implementação de métodos e no desenvolvimento de atividades que integrem as dimensões cognitivas, físicas e sociais do aluno;
Ø Estimula os professores a adotarem estratégias metodológicos diversidades de ensino que mobilizem menos a memória e mais o raciocínio e outras competências cognitivas;
Ø Planejam atividades pedagógicas como palestras, encontros e seminários, projetados para o desenvolvimento intelectual, social e físico dos estudantes;
Ø Ajuda o professor no desenvolvimento da sua auto-estima, do auto-conceito.
E da motivação para ensinar como um processo contínuo;
Ø Estimulam o aperfeiçoamento do corpo docente através de estudos sobre novos métodos, procedimentos em sala de aula, materiais instrucionais e recursos de ensino;
Ø Incentiva e orienta os docentes na utilização intensiva e adequada dos materiais didáticos e de recursos tecnológicos disponíveis, tais como TV
Escola, Internet, etc.;
Ø PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGOGICA;
Ø ORIENTAÇÃO E ARTILAÇÃO COM O PROFESSOR;
Ø ASSESSORAMENTO TÉCNICO À GESTÃO DA ESCOLA;
Ø ANÁLISE GLOBAL DA ESCOLA;

Propostas



Ø Coordenar ações pedagógicas com intervenções necessárias, orientar quando necessário os planejamentos diários dos professores; ·.




Ø Coordenar, acompanhar e avaliar o Projeto político pedagógico;
Ø Coletar, analisar e divulgar os resultados de desempenho dos alunos, fazendo as intervenções;




Ø Desenvolver e coordenar sessões de estudos, nos horários de atividade e também debater temas relevantes para a educação;
Ø Propor e planejar ações de atualização e aperfeiçoamento de professores, visando à melhoria do desempenho profissional;
Ø Manter atualizado o fluxo de informações entre a unidade Escolar e a SEMEC;
Ø Incentivar o uso das tecnologias de forma plena de modo que venha usufruir dos meios tecnológicos que encontram ao alcance;
Ø Promover a articulação entre pais, alunos e professores, para que todos trabalharem juntos, buscando, cada vez mais, o sucesso escolar dos alunos;
Ø Resgatar historia da escola com comemoração do aniversario;
Ø Participar dos eventos propostos pela SEMEC;
Ø Incentivar a leitura, propondo ações prazerosas para que os mesmos desenvolvam o gosto de ler;
Ø Propor a construção de gráficos para estatísticas do desenvolvimento escolar de cada turma;
Ø Desenvolver junto ao grupo um ambiente prazeroso de trabalho, com respeito mútuo e um trabalho feito com dedicação;

Ø Envolver em confraternização com os funcionários da escola em geral, num clima de muita harmonia;
Ø Auxiliar no monitoramento dos bens públicos da Escola João Trevisan;
Ø Envolver as famílias na escola de forma mais eficaz, com intuito de aprimorar mais a aprendizagem das crianças;
Ø Compartilhar e multiplicar os conhecimentos que eu possa adquirir com precisão, para que meus companheiros tenham um ganho tal qual ao meu.

Estar sempre disposta a ajudar...

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acreditar no que se faz é uma questão de doação, de ofertar o melhor de si quando se faz um trabalho, para nunca olhar para traz e disser eu poderia ter feito melhor e sim olhar e dizer: -“fiz o que pude e o que sabia”...
Um trabalho de coordenação pedagógica se faz permeada de visões de estudiosos da educação que dedicaram a compreender as mudanças decorrentes da vida do educando. Ao realizar o trabalho previsto neste projeto acredito que poderei sair bem e proporcionar algo de bom através da multiplicação dos conhecimentos que vou adquirindo ao longo dos anos, nesta trajetória da aprendizagem multiplicar os saberes é fascinante, e de forma prazerosa tornou-se meu lema favorito. Sei que às vezes é árdua a labuta do dia-a-dia, mas passar por vidas ainda em processo de formação, nós torna um tanto responsável por um mundo melhor. Com as indicações neste projeto sei que posso fazer algo para somar.

Nenhum comentário: